INTRODUÇÃO AOS
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Esta página destina-se especialmente a professores do 3º ciclo do ensino básico e do secundário, como fonte de recursos no ensino dos Sólidos Geométricos, com o objectivo de incentivar os alunos nesta matéria. Uma vez que se trata de um tema abordado actualmente nas escolas, nos diversos anos de escolaridade, sentimos necessidade de o explorar.É sabido que a Geometria, considerada por alguns como sendo a Matemática do Espaço, está profundamente ligada à vida do Homem, ajudando-o a resolver os diversos problemas que poderá enfrentar no seu quotidiano, e talvez com isto se explique o surgimento da Geometria desde os tempos mais remotos da vida do Homem.
A Geometria está presente no mundo que nos rodeia, apesar de por vezes, não nos apercebermos da sua existência. Através de formas, desenhos e propriedades geométricas, a Geometria está cada vez mais acessível e presente no nosso dia-a-dia. Das civilizações mais antigas, podemos enunciar exemplos da arte chinesa, egípcia, céltica e portuguesa, e desta última destacamos os vitrais. |
Na Natureza podemos encontrar as mais diversas formas geométricas: desde, por exemplo, os anéis de Saturno aos cristais de quartzo, ou mesmo nos favos de mel de uma colmeia, e ainda numa simples teia de aranha ou numa concha do Nautilus.
A Geometria trata de formas, das suas propriedades e das suas relações. Olhando à nossa volta, rapidamente tomamos consciência de que na Natureza são produzidas e reproduzidas determinadas formas e que, além disso, a Natureza prefere certas formas em relação a outras também possíveis. Por exemplo:
- O azeite que deitamos no caldo verde forma, na superfície da sopa, círculos, e não quadrados ou outra forma geométrica.
- As colmeias das abelhas obedecem a um padrão (pavimentação) hexagonal.
- O vento produz, na superfície dos oceanos, ondas com uma determinada forma, em vez de ondas quadradas.
- Três bolinhas de sabão, se deixadas livremente, formarão sempre ângulos de 120º.
Podemos viver a Geometria através da visão intuitiva ou de uma elaboração mais aprofundada. No entanto, é essencialmente através da intuição geométrica que o estudo da Geometria assenta. Hoje em dia, a Geometria é considerada indispensável nas diversas profissões de natureza técnica ou artística.
Observando sólidos, os alunos desenvolverão a sua percepção do espaço e, ao mesmo tempo, o seu conhecimento do plano. Com vista ao desenvolvimento do raciocínio dedutivo dos alunos, pretende-se que os professores dêem especial relevo à justificação de propriedades simples e à resolução de problemas geométricos, devendo também pedirem aos alunos que façam raciocínios sobre figuras, permitindo assim uma maior compreensão das suas propriedades e inter-relações.
O professor Alexandrov, ilustre geómetra soviético, refere:
"... a Geometria é essencialmente a combinação de uma imagem viva e de uma lógica rigorosa que se organizam e se guiam mutuamente... o ensino da Geometria tem pois, consequentemente, como função o desenvolvimento nos alunos de três qualidades: a imaginação espacial, a compreensão concreta e o pensamento lógico... as duas primeiras características são fundamentais... a terceira faz, nos dias que correm, cada vez mais sentido."
(In Geometria, p. 14)
Em resumo, ensina-se Geometria porque esta ciência desenvolve simultaneamente:
- o conhecimento do mundo real;
- o processamento e a interpretação visuais;
- o raciocínio lógico/dedutivo.
Por fim, resta-nos dizer que esperamos atingir o nosso objectivo de uma forma clara e explícita e que os nossos conhecimentos acerca dos Sólidos Geométricos se tenham alargado.
BOA-VIAGEM!!!!!!!
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